
Com certeza você já viu fotos de um bebezinho enroscado em um cobertor macio com um chapeuzinho de tricô na cabeça. A fotografias de recém-nascido ou fotografias 'New Born' estão fazendo o maior sucesso, mas o que muita gente não sabe é que esses ensaios de bebês seguem dois diferentes estilos:
- O estilo bem planejado, pré estabelecido e posado
- O estilo fotojornalistico, natural, imaginado e até improvisado
Todos amamos e nos derretemos quando vemos um bebê de apenas alguns dias dormindo tão angelical e quentinho apoiando a cabeça sobre os bracinhos enrugados. Mas ainda assim, as emoções e histórias capturadas em meio ao estilo de vida do bebê e da família são o que realmente aquece meu coração! Então eu sou - com muita alegria e paixão - adepta ao segundo estilo de fotografia New Born: o Life Style.
Durante algum tempo eu tentei me encaixar no estilo New Born tradicional, mas depois percebi que cada fotógrafo tem seus objetivos, sua linguagem e sua forma pessoal de trabalhar. Depois dessa enorme descoberta fiquei muito mais a vontade pra fazer o que eu realmente faço de melhor: fotografar a naturalidade dos eventos, seja na iluminação, nos movimentos ou nos ambientes. Pessoas me procuram para fotografar exatamente da forma com essa linguagem natural e espontânea que flui livremente do meu coração para os meus olhos e chega até a ponta do meu dedo indicador direito na hora do click.





E a parte legal do Life Style, é que, se o bebê dorme durante o ensaio, nós ainda podemos fazer fotos fofinhas do tipo New Born Tradicional. :)

Fotografar o bebê em seu próprio ambiente

Fazer fotos de cada bebê em sua casa significa que, em cada ensaio, a iluminação, a composição, a dinâmica, os móveis e os acessórios serão necessariamente diferentes. Ou seja, cada sessão será única, uma vez que cada casa tem uma aparência diferente diferente da outra.Além disso, em seu próprio ambiente, tanto a família quanto o próprio bebê ficam muito mais relaxados, descontraídos e a vontade para agir com naturalidade.

Captar todos os detalhes
Os bebês estão constantemente chorando, bocejando, dormindo ou fazendo caretinhas fofas. Todas essas reações são tão lindas e marcantes quanto um sorriso pacífico. São extremamente preciosas porque a fase de recém-nascido é tão breve que cada uma delas desaparecerá em poucas semanas. Os movimentos das mãos e dos pé de um bebê de até dez dias de idade, por exemplo, é bem diferente dos movimentos feitos por um bebê de dois meses. Então, se o objetivo da fotografia é fazer os registros dessa fase da vida da criança, o objetivo fotografar tudo e não perder nenhum detalhezinho!

Estar bem equipado
Na maioria das vezes, escutamos dizer que o equipamento de um fotógrafo não é tão importante como a mente e o coração por trás da câmera, não é isso que faz com que uma imagem seja boa ou ruim. Esse concelho ainda se aplica aos fotógrafos de recém-nascidos, no entanto, é necessário ter um equipamento que funcione bem em várias condições internas, como espaços apertados e pouca luz. Além de uma lente clara é importante estar preparado com uma grande angular e ao menos um rebatedor e um Flash TTL.
Quando eu chego na casa de um cliente, normalmente parece que estou a passar uma noite: levo sempre uma mala cheia!
Aproveitar bem o tempo

O tempo é fundamental durante uma sessão de recém-nascidos, pois é importante que esperar até que os bebês se sintam confortáveis - geralmente quando acabam de acordar, limpinhos e com a barriga cheia. Este processo pode ser demorado, e paciência é tudo. Eu tive muitas sessões em que o bebê simplesmente não sorriu, nem parou de chorar por causa de cólicas ou então teve espaços muito breves de bem estar. Foram horas difíceis, principalmente para a mamãe que o tentava acalmar.

No entanto, durante um ensaio New Born Life Style o foco se concentra principalmente na interação entre o bebê e sua família, não em obter a pose perfeita. Portanto, momentos de crise como esses podem ser contornados com uma discreta mudança ângulo, ou de posicionamento do fotógrafo dentro do quarto do bebê para fotografar parte da decoração, por exemplo.

Mas vale lembrar que ter um bebê com menos de duas semanas de idade torna-se menos importante, uma vez que o importante nesse estilo de fotografia é a vida real do bebê. Isto é particularmente útil para as mães que decidem contratar um fotógrafo após o nascimento de seu bebê.
Paciência
Muita coisa pode acontecer quando se está fotografando um recém-nascido. O bebê pode chrorar por quase todo o ensaio deixando os pais apreensivos, pode vomitar, fazer xixi, ou cocô - no fotógrafo, inclusive. Tudo pode acontecer em uma sessão fotográfica de recém-nascido, por isso é preciso manter a calma e levar tudo na esportiva.
Os primeiros dias de vida da criança podem ser uma memória nebulosa para os pais que são privado de sono e vivem em constante adrenalina, mas ainda assim, o fotógrafo de Life Style precisa ter em mente que está capturando um momento muito importante, e que suas fotos se tornarão uma joia na história dessa família.

E a parte legal do Life Style, é que, se o bebê dorme durante o ensaio, nós ainda podemos fazer fotos fofinhas do tipo New Born Tradicional. :)

Fontes:
Experiência Pessoal (a fonte mais importante)
Livro:
The art of Children’s Portrait Photography - Tamara Lackey
Internet: